Ergonomia NR 17: Postura correta no posto de trabalho com uso dos monitores de Computador

Como melhorar a postura no posto de trabalho referente ao uso dos monitores de computador em Telemarketing, CallCenter, Contabilidades e outros Banner NR17 Central Suortes Compartilhe nas redes sociais!

 

Neste artigo vamos abordar a NR17 sob o aspecto uso de “monitores de computador”, a interferência deles na postura e os recursos disponíveis para que se possa ajustar e conseguir a melhor postura.

Mas, antes de falarmos das posturas corretas para quem trabalha ou fica horas a frente de um computador, vamos abordar os aspectos legais.

Sim, há uma portaria do Ministério do Trabalho que define as diretrizes. Mas isso não é para punir, pelo contrário, é para orientar e indicar sobre o assunto já discutido e debatido, com foco no bem estar e saúde de quem depende de computadores e outros usos profissionais.

O que é a NR17 ?

As Normas Regulamentadoras, sigla NR, são regras criadas para regulamentar e orientar os procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e a Medicina do Trabalho.

Definida na Portaria N.° 3.214 do Ministério do Trabalho e Previdência Social, de 8 de junho de 1978, a NR17 contém detalhes obrigatórios a todas as empresas que se enquadram na CLT, Consolidação das Leis do Trabalho.

A NR17 é voltada para ergonomia, em seu conteúdo cita que: “visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.”

Para ler a Portaria N.° 3.214 completa da NR17, acesse o documento direto do website no Ministério do Trabalho.

Ergonomia

De acordo com o Wikipedia, Ergonomia (ou "fatores humanos") é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema.

Entre as variáveis em que a Ergonomia pode atuar, destacamos 3 elementos fundamentais para se pensar e ter o efeito desejado: o Conforto, a Segurança e por fim a Eficiência.

Diz-se que o sucesso com a ergonomia está em atingir esses três elementos simultâneos. Não basta apenas conseguir 1 ou 2 elementos, para o resultado adequado são os três.

Objetivo da Ergonomia

Como a ergonomia é a ciência que estuda toda e qualquer atividade física e mental com menor esforço, o objetivo da ergonomia é reduzir os riscos em contrair doenças músculo-esqueléticas como a LER / DORT, dores e lesões da coluna.

Mas um outro fator importante é o lado da produtividade, a ergonomia também objetiva a perda de lucros, aumento da competitividade, melhor conforto ao empregados, maior saúde e bem-estar.

Ergonomia no uso dos computadores

Medidas para Postura adequada NR17 no Computador foto: wikipedia

Para o uso correto do computador, é preciso se ater aos detalhes. Parece difícil, mas é simples e ajustando a postura com o uso de acessórios adequados é possível evitar doenças e aumentar em muito a sua produtividade.

Seguem algumas dicas para ter conforto e boa produtividade no uso dos computadores:

Visão

Para conseguir um conforto visual é preciso que o monitor esteja distante dos seus olhos entre 45cm e 70cm. A altura também é muito importante, tenha o topo do monitor alinhado horizontalmente com seus olhos. Observe para não inclinar a cabeça para baixo.

Punho e Braços

Os braços e os punhos devem ter os ângulos certos e o uso de apoios é fundamental. O teclado deve ser regulável e deve estar alinhado aos cotovelos.

Costas

Nas costas é fundamental que a coluna esteja em 90 graus com as pernas. Na região lombar deve-se usar um apoio, muitas vezes ajustado pela própria cadeira. O encosto de tamanho médio ao seu corpo ajuda muito a garantir conforto.

Pés

Os pés precisam estar no chão, não podem ficar suspensos. Muitas vezes pela regulagem da mesa isso não ocorre, e o uso de apoios para os pés se faz necessário. Observe bem esse aspecto, evite dores e desconforto.

Ergonomia no trabalho

Postura adequada NR17 foto: pinterest

Para todas as empresas, em todas as suas áreas, a NR17 define regras que ajudam a todos os trabalhadores desempenharem suas atividades de forma eficiente e adequada, bem como preservar a empresa de eventuais problemas.

No que tange a questão dos escritórios nas empresas, que envolvam uso de computadores, acessórios, apoios e suportes, é fundamental que se tenha em mente o uso correto e adequado desses produtos, bem como verificar a qualidade e a idoneidade dos mesmos.

Na portaria NR17, transcrevemos na íntegra e destacamos:

17.4.2. Nas atividades que envolvam leitura de documentos para digitação, datilografia ou mecanografia deve:

a) ser fornecido suporte adequado para documentos que possa ser ajustado proporcionando boa postura, visualização e operação, evitando movimentação frequente do pescoço e fadiga visual.

17.4.3. Os equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo devem observar o seguinte:

a) condições de mobilidade suficientes para permitir o ajuste da tela do equipamento à iluminação do ambiente, protegendo-a contra reflexos, e proporcionar corretos ângulos de visibilidade ao trabalhador;
b) o teclado deve ser independente e ter mobilidade, permitindo ao trabalhador ajustá-lo de acordo com as tarefas a serem executadas;
c) a tela, o teclado e o suporte para documentos devem ser colocados de maneira que as distâncias olho-tela, olho-teclado e olho-documento sejam aproximadamente iguais;
d) serem posicionados em superfícies de trabalho com altura ajustável.

Destacamos nesta citação do Ministério do Trabalho a questão do uso de “alturas ajustáveis” ou seja, não só a distância é importante, mas a altura. Quantas pessoas acabam usando pilhas de livros ou outros objetos para acertar a altura do monitor? Você já deve ter visto vários casos destes.

Evite empilhar livros embaixo do monitor. Use os Suportes adequados!

Mas isto tem solução, o uso de Suportes de Monitor de Computadores. Há modelos fixos na mesa com regulagens de altura, outros modelos flexíveis, podendo-se além da altura e distância, regular grau de inclinação e assim eliminar os reflexos.

Uma informação importante: de acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência Social, no Brasil as maiores causas de afastamentos relacionados a ergonomia são as tarefas repetitivas que exigem força ou um ritmo de trabalho acelerado, somadas a posturas inadequadas e ao estresse.

Leia direto da página do Ministério clicando nesse link

Se você ou sua empresa atuam no Telemarketing ou Callcenter leia isto

Para empresas que atuam no Telemarketing ou Callcenter, há o anexo II da portaria N.° 3.214, que orienta e dá as diretrizes a serem seguidas para uma melhor postura e qualidade no trabalho.

Clique aqui e baixe o Anexo II no formato PDF

Trabalho dos Operadores de CheckOut

Para trabalhadores e empresas que usam sistema de autoserviço e checkout, como supermercados, hipermercados e comércio atacadista.

Clique aqui e baixe o Anexo I no formato PDF

Como conseguir um bom posicionamento sentado para uso de computadores

Postura certa e errada NR17 foto: pinterest

Observe a imagem acima e compare entre o lado esquerdo (Correto) e o lado direito (Errado).

Sentar na cadeira com a altura correta é fundamental, mas manter a distância de afastamento do monitor e teclado também é fundamental.

Note que a altura correta do monitor faz toda a diferença, por isso ajustar com um bom suporte de monitor regulável vai lhe dar o ajuste adequado e também melhor disposição, já que você terá uma postura correta.

Equipamentos e acessórios para melhor postura no uso de computadores

Entre o mobiliário, equipamentos vamos destacar aqui os suportes de monitor de computadores, que podem variar de modelos e funcionalidades, atendendo melhor a cada segmento de atuação como no caso: Telemarketing, Callcenter, Digitadores, Corretores da Bolsa de Valores, Advogados, Contadores ou outras profissões.

Os suportes para monitor possuem variação, para 1 , 2 ou 3 telas. podem ser fixos na mesa, com ajuste de regulagens ou ainda totalmente articuláveis, para atividades que além da ergonomia, precisem de movimentação das telas.

Abaixo relacionamos os principais modelos utilizados no mercado:

Suporte Articulado de Mesa para 1 monitor

Suorte Articulado F80N para Monitor

Este modelo de Suporte tem a grande vantagem justamente no fato de ter a facilidade de movimentar a tela do monitor para cima e para baixo, para os lados, com muita suavidade.

Pode ser instalado em qualquer posição da sua mesa de trabalho. É um suporte perfeito para escritórios, permitindo girar o monitor 180°+ para compartilhar informações com colegas próximos ou girar 90° para exibição de imagens.

Confira o Suporte de 1 tela em nossa loja online.

Suporte Articulado de Mesa para 2 monitores

Suporte articulado para 2 Monitores

Este suporte de 2 telas, modelo F160N é construído com sistema de braços articulados com amortecedor interno a gás (pistão), possibilitando vários ajustes.

Muito utilizado em escritórios de advocacia, escritórios de contabilidade e administrativos em geral.

Para ver esse e os demais produtos de suportes para monitores duplos, acesse a nossa loja online.

Suporte Articulado de Mesa para 2 Monitores

Suporte 2 monitores Horizontal

Os modelos de suportes articulados para 2 monitores estão sendo os mais procurados no mercado para quem necessita do uso de mais informações simultânea nas telas.

Os escritórios de contabilidade estão optando muito por este modelo, a facilidade de organizar as tarefas e executá-las em tempo real, aumentando sua produtividade.

Cada base de monitor pode ser rotacionada em 360º, permitindo visualização em orientação retrato ou paisagem. Podem também ser inclinadas, e fazer convergência das telas, eliminando reflexos ou direcionando a visão.

Veja em nossa loja este suporte!

Suporte para 2 Monitores na Vertical

Suporte 2 monitores na Vertical

Esses modelos de suportes para monitores de 2 telas posicionadas na vertical, uma sobre a outra, é muito utilizado para quem precisa de espaço na mesa e que monitora relatórios, dashboards e muitos gráficos.

Há quem use dois suportes desses para montar um grupo de 4 telas e assim monitorar com melhor eficiência as informações, preservando a saúde e a postura adequada.

Para ver este modelo acesse em nossa loja online!

Suporte Articulado de Mesa para 3 Monitores

Suporte para 3 monitores ELG na Central Suportes

O uso de 3 telas no computador também é uma solução interessante quando se fala em ergonomia e postura adequada a frente dos computadores.

Para atividades que exigem monitoramento e acompanhamento de vários sistemas, gráficos ou para desenvolvimento de projetos e desenvolvimento de software.

Para ver esse suporte de 3 telas acesse em nossa loja online.

Suporte Apoio para os Pés

Apoio para os Pés Central Suportes

Como já relatado anteriormente, os Apoios para Pés são extremamente úteis e eficazes quando há necessidade de trabalhar sentado por várias horas.

Se você não alcança o chão com os pés, ou sente cansaço nas pernas, usar o Suporte para os Pés será uma boa opção. Com preços baixos e resistentes, esses apoios de pés proporcionam um descanso, evitam a má circulação de sangue nas pernas causada pelo acento nas coxas quando os pés não alcançam o chão.

Investir em descansos para os pés é acima de tudo evitar problemas maiores no futuro. Para ver o nosso suporte apoio de pés, acesse em nossa loja online.

Compre para sua empresa

Nossa loja atua no mercado seriamente e temos várias condições para que você e sua empresa possa tirar proveito das nossas soluções. Entre em contato caso desejar, se preferir acesse nossa loja de suportes.

Conclusão

A NR-17 que trata da Ergonomia no trabalho não está para nos punir e recriminar, pelo contrário, foi estudada e discutida levando-se em conta a preservação e qualidade de saúde de cada pessoa.

O uso cada vez mais intenso e necessário dos computadores em locais de trabalho e em casa devem seguir a ergonomia e a postura adequada.

Leve em consideração e tenha certeza de que é possível ter a saúde em dia e ainda melhorar seus resultados através de soluções inteligentes e economicamente acessíveis.

Pense nisso e Bom trabalho!

Deixe seu comentário

Se você ainda está com alguma dúvida ou quer deixar alguma dica, comente abaixo. Deixe uma mensagem!