Guia Completo para você saber a Altura e a Distância da TV ideal e obter a melhor experiência
Quem não gosta de assistir a um bom programa após um dia puxado no trabalho? Ou "maratonar" aquela série durante o feriado ou final de semana?
O importante é você ficar confortável e preservar sua saúde. Pois é, você sabia que a distância do seu sofá ou cama até a TV precisa estar de acordo com os padrões dependendo do tamanho da TV e do próprio ambiente?
Conhece aquela máxima "Quanto maior a TV: melhor!", na verdade, mais do que se imagina, é um bom ponto de partida quando você está decidindo o tamanho da TV.
Para garantir “a experiência de imersão”, como se estivesse num cinema, você vai precisar de uma tela que preencha o seu campo de visão. O campo de visão será detalhado mais adiante, mas é só olhar para a imagem abaixo que já vai entender.
Nas imagens abaixo (da Rating Reviews) podemos observar quanto a TV preenche o nosso campo de visão.
Até parece que na segunda imagem o ambiente está mais próximo, mas não está, é só o tamanho da TV que é maior do que a primeira imagem. É isto o que acontece com a sua percepção e visão só trocando a TV, deixando os móveis e o resto tudo igual.
Você nota que a mesa e tudo ao redor está no mesmo lugar, o que mudou foi exatamente o tamanho da TV sobre o móvel. Isso na realidade é o seu campo de visão e ele influencia a sua experiência de assistir.
Índice
Hoje o tamanho da TV é a regra mais fácil para você identificar a distância da tv com o sofá, cama ou sua posição para assistí-la. Há várias tabelas orientando o padrão.
Já viu uma TV de 32 polegadas ou menor num ambiente enorme com o sofá longe? Dá para ver que não é o tamanho ideal para a TV, concorda?
Agora já parou para pensar que o contrário também acontece? E pior, você pode estar “perdendo” qualidade dependendo da tecnologia da sua TV só pelo fato de posicioná-la errado.
Vamos deixar claro, o tamanho muito grande da TV para um ambiente pequeno pode ser tão ruim quanto o exemplo da TV pequena na sala grande.
Mas isso tem lógica? Quanto maior a TV melhor, não é? Nem sempre! Especialistas orientam de que cada ambiente tem um tamanho certo de TV e não só isto, a posição das pessoas no ambiente também influencia na qualidade de visão das imagens.
Os profissionais destacam ainda que há vários fatores, como claridade do ambiente, distância da parede ao sofá ou local onde as pessoas assistirão a TV, posição das pessoas, sentadas ou deitadas, tecnologia da TV, seja ela LCD, LED ou OLED, etc.
Note que na primeira imagem as TVs de LCD possuem uma distribuição da imagem em linha reta, sendo que a melhor experiência é sentar-se o mais na frente possível, já na segunda imagem a TV de OLED, usada em novas tecnologias de TVs distribui a imagem mais aberta, possibilitando que pessoas sentadas nas diagonais em frente a TV possam ter a mesma experiência de qualidade de quem senta de frente.
Mas afinal, o que importa para posicionar corretamente a TV?
Dois fatores são primordiais para posicionar adequadamente a sua TV no ambiente: a Ergonomia e a busca pela Qualidade da Imagem perfeita. Vamos a eles:
Quanto a Ergonomia:
É bom sempre levar em consideração que aspectos para garantir o conforto das pessoas que estão assistindo a TV são muito fundamentais. O propósito é evitar futuros problemas de saúde causados pela má postura durante várias horas repetidas. Algo incomodando quando você assiste a TV, tipo uma dor por má postura, isso vai lhe dificultar a prestar atenção em detalhes.
Quanto a Qualidade da imagem:
Neste fator os aspectos fundamentais são: a tecnologia da TV, o tamanho da tela, o posicionamento da TV, a distância, a altura, a luminosidade do ambiente, a posição frontal ou lateral do espectador, entre outras. Considere tudo aquilo que pode interferir diretamente na qualidade do som e da imagem.
Visto os 2 (dois) fatores, vamos para os modelos e padrões utilizados para definir o tamanho das TVs.
A Regra padrão para comprar sem erro a TV e acertar no tamanho ideal
Após os estudos, especialistas detalharam, estudando ao máximo as variáveis de aspectos relativos ao uso das TVs e seus tamanhos das telas em diversos ambientes, uma regra básica para achar o tamanho adequado da TV surgiu para facilitar a vida de todos.
VAMOS A REGRA BÁSICA: para saber o tamanho médio ideal de uma TV, basta você multiplicar o tamanho da tela em polegadas por um indicador. Com isso você terá a distância necessária entre a TV e o seu ponto de visão (sofá, cama, etc).
Agora a discussão está nesse indicador, alguns afirmam que pode variar o indicador de 1,5x a 2,5x vezes (mínimas e máximas). Já outros especialistas deixam esses valores mais distantes, o que resultará numa maior distância para a TV do sofá.
Vamos a um exemplo usando a fórmula com os indicadores 1,5x (distância mínima) e 2,5x (distância máxima).
Lembrando que a medida do tamanho da sua TV é a diagonal, e está em polegadas: TV de 32 polegadas, TV de 46 polegadas, e assim por diante. Você precisará converter essas polegadas em centímetros e assim achar as distâncias mínimas e máximas. Para converter basta multiplicar o resultado em polegadas por 2,54 ( 1 polegada é igual a 2,54cm).
Índice
Fórmulas para achar a distância da TV
Aplicando as fórmulas com o exemplo para achar a distância ideal de uma smart TV de 55 polegadas
55 polegadas x 1,5 = 82,5 polegadas = (82,5 polegadas x 2,54cm) = 209,55 centímetros ou 2,09 metros de distância
55 x 2,5 = 137,5 polegadas = (137,5 polegadas x 2,54cm) = 349,25 centímetros ou 3,49 metros de distância
Portanto uma TV de 55 polegadas deve ficar numa distância de você entre 2,09 metros e 3,49 metros.
Índice
Mas como assim? Por que multiplicar por 1,5x e 2,5x ?
Depois de muitos estudos e análises, os cientistas e pesquisadores chegaram numa medida média básica que segundo eles, este é o fator que resulta na distância ideal compatível com o tamanho da tela para você aproveitar os detalhes e recursos que as TVs oferecem.
Note:
Essa regra é uma sugestão, uma indicação dos especialistas e fabricantes. Você pode ajustar como achar melhor.
Mas fica a dica:
Dependendo da tecnologia que a sua TV possui, analisar as indicações do fabricante é muito importante, quanto maior o nível de qualidade esperada, maior vai ser o cuidado e detalhamento de ajustes na composição de seu ambiente.
Vamos às tabelas (que já foram convertidas e calculadas as distâncias). A seguir destacamos as tabelas de distâncias mínimas e máximas por tamanho de tela da TV. Estas tabelas estão mais abrangentes para facilitar. Basta você encontrar o tamanho de TV ou a distância desejada para relacionar a melhor escolha.
Tabela Padrão de Distâncias das TVs
Tabela de Distâncias para Salas maiores: ideais para Home Theaters com bastante espaço
Tabela de Distâncias para Quartos grandes e Salas com tamanho médio
Tabela de Distâncias para Ambientes pequenos: como quartos e salas menores
Lembrando que isso é uma referência, uma sugestão. Para a maioria dos casos usar essas referências fará sua escolha acertada sem problemas maiores. Essas dicas tornam mais fácil saber a distância da TV ideal para cada ambiente de sua casa, ter boa visualização e, claro, o mais importante de tudo, o conforto ao assistir TV.
Abaixo selecionamos alguns suportes articulados para TVs , que são ideais para uso em todos os ambientes. Eles permitem inclinação da TV para eliminar reflexos de luzes e claridades, podem ser direcionados para os lados e alguns modelos para cima e para baixo. Há muitos outros modelos, é só acessar a loja Central Suportes e se divertir.
Índice
Suportes Articulados para TV
Sentando muito perto da TV? Será que é bom ou ruim?
Quem nunca passou na infância por aquela disputa para sentar na melhor posição a frente da TV? Se você se identificou sabe que na época sentar bem no centro e mais perto da TV era o melhor lugar.
Hoje em dia as pessoas geralmente escolhem a maior tela que podem ser espremidas em suas casas e simulam as telas do cinema. Com isso tudo bem se você tiver espaço e usar as regras de distâncias. Mas e se for um quarto ou sala muito pequenos, a tela grande pode não ser o melhor caminho.
Índice
O Campo de Visão do Ser Humano
Se você ficar parado e fixar o olhar para frente, terá uma imagem com cerca de 180 graus na horizontal, como na imagem acima. Esta imagem é o seu campo de visão.
Os estudos da Sociedade de Engenheiros de Cinema e Televisão, sediada nos Estados Unidos da América, apontam que esse campo de visão somado ao ângulo ocular, que explicaremos a seguir, interferem diferentemente na percepção de assistir TV em cada pessoa, por isso as tecnologias das TVs podem variar de pessoa a pessoa no quesito da percepção dos detalhes, bem como de posicionamento e limitações de espaços que podem ser melhores ou piores dependendo de quem vai assistir.
A norma com base nas Diretrizes da Sociedade de Engenheiros de Cinema e Televisão, recomenda sentar-se à distância não mais simplesmente pela média geral, medida por multiplicadores e sim, por “Preenchimento do Campo de Visão”, onde a tela preenche cerca de 30° do seu campo de visão, no mínimo, para uma boa experiência.
Na imagem abaixo podemos notar a diferença de distância da TV se usarmos o “Preenchimento do Campo de Visão” para 30 graus e 40 graus.
Na imagem acima as medidas estão em metros para as distâncias e polegadas para o tamanho das TVs -> 2,28 metros e 1,67 metros.
O uso preenchendo o campo de visão em 30 graus geralmente fornece uma boa orientação e qualidade nas imagens, mas os usuários que usam suas TVs principalmente para assistir a filmes podem ter mais benefícios se sentarem um pouco mais perto para obter um estilo mais bem parecido com o do cinema.
A posição "referência" da Sociedade de Cinema e Televisão é de aproximadamente 40 graus no campo de visão para a experiência tipo cinema, ou seja, para atingir esse ângulo você precisa posicionar-se a 1,67 metros da sua TV.
O ângulo de visão mínimo funciona bem para a maioria dos usos, e sentar à distância, onde a tela preenche 30 graus do seu campo de visão horizontal, deve ser confortável para a maioria das pessoas.
Índice
A Resolução Angular
A resolução angular nos seres humanos é a quantidade de pixels por ângulo visto. Funciona assim: os pixels são os pontos que formam a imagem, quanto mais pontos você enxergar melhor será a resolução e qualidade da imagem.
Um ângulo de visão mais alto, como o de 90 graus mostrado na imagem acima, significa você sentar muito próximo da TV. Quanto maior a resolução da TV mais longe dela você poderá se posicionar, pois o ângulo de sua visão vai diminuir, mas a quantidade de pixels por ângulo será ainda grande o suficiente.
Este ângulo foi primeiramente possibilitado com resoluções Full HD, e o mesmo ângulo de visão numa TV com resolução 4k aumenta ainda mais essa capacidade.
Sentar-se perto de uma TV de 1080p fará com que a imagem fique com resolução pior, pois devido ao seu ângulo de visão, será 21 pixels por grau, já sentando mais longe o ângulo diminui como no exemplo 40 graus, aumentando a quantidade de pixels por grau, já que antes você estava com 90 graus e passou para 40 graus de ângulo.
Ao aumentar sua distância da TV, a densidade dos detalhes também aumentará, produzindo uma imagem melhor. Esta é a resolução angular: o número de pixels por ângulo. Quanto mais longe, maior será a resolução angular.
Como as TVs de 4k têm uma densidade enorme de pixels, é muito mais difícil que esse problema ocorra ao sentar mais próximo da TV. Claro que, se você sentar perto demais de uma TV razoavelmente grande poderá sentir desconforto e perceber que não funciona bem esta posição.
Índice
A Acuidade Visual e a Distância da TV
A capacidade de distinguir detalhes espaciais identificando a forma dos objetos, o contorno é chamada de acuidade visual. Ela depende de muitos fatores, como a nitidez da imagem chegando na retina, da interpretação do cérebro, da saúde das células da retina, etc.
A acuidade visual é fator determinante para que as pessoas consigam perceber cada detalhe das imagens da TV. Por isso a distância e a resolução da TV influi diretamente sobre o resultado. Diferentes problemas de visão terão configurações diferentes de posicionamento à frente da TV para alcançar os resultados desejados.
No gráfico abaixo as faixas de resoluções e tamanhos das TVs e o posicionamento de distância das pessoas para assistir e conseguir a melhor experiência.
O limite ao qual você pode aumentar a resolução angular se afastando da TV depende da sua acuidade visual. Em algum momento, seus olhos não são bons o suficiente para distinguir todos os detalhes.
Estudos mostram que alguém com visão 20/20 (ou 6/6 na Europa) consegue distinguir algo com 1/60 de distância, ou 60 pixels por grau.
Tenha em mente que você pode ver um pixel mais longe (dependendo do contraste com o restante da imagem), mas aqui pelo estudo é a média.
Índice
Tabela de Distâncias da Sociedade de Cinema e Televisão
Na Tabela abaixo, a Sociedade de Cinema e Televisão dos EUA, apresenta as distâncias recomendadas nos dois ângulos de visão (30 e 40 graus), de acordo com o tamanho em polegadas das TVs.
Índice
Suportes de Teto para TV
Suportes para TV
A Altura Ideal para a sua TV também precisa ser avaliada
Altura ideal para instalar a TV, recomendada pelos especialistas é de 120cm a 160cm do chão até o centro da TV (controlar a altura de acordo com a pessoa, altura dos olhos) para o uso sentado.
Imagem com altura para assistir TV sentado
Já para uso em quartos, onde se assiste a TV deitado e com o apoio de travesseiros ou almofadas, a altura fica entre 120cm e 140cm. Veja ilustração abaixo.
Imagem com altura para assistir TV deitado
Claro, as pessoas possuem tamanhos diferentes, os sofás, poltronas e camas também variam em sua altura, fica a seu critério em achar a média ou priorizar quem fica mais tempo usando a TV. Uma dica importante é centralizar o olhar com o meio da TV.
A ergonomia neste aspecto da altura da tv é fundamental. A busca pelo conforto visual poderá ser alcançada com a correta distância e também a altura da TV. Mas lembre-se ainda da luminosidade do ambiente, deixando-o mais estável e que você se sinta bem.
Um outro detalhe importante que atrapalha muito, e é o mais percebido, é o reflexo na tela da TV. Isso se resolve facilmente ajustando a Altura, Distância e Inclinação da TV em relação ao ponto em que as pessoas estarão posicionadas.
Sobre os reflexos, na maioria das vezes isso ocorre com os reflexos das próprias luzes do ambiente ou da claridade de janelas, um pequeno ajuste na inclinação e giro lateral do suporte será a solução do problema.
Conheça os suportes inclináveis para tv aqui na Central Suportes e deixe a sua TV adequada para o seu ambiente.
Quando falamos de estética, cabe destacar que primeiro os aspectos funcionais para evitar problemas de saúde e depois o visual. Se puder unir os dois será melhor ainda.
Uma pequena variação que agrade em estética e valorize a simetria vai ser a solução ideal. Para tanto, a escolha de um bom Suporte de TV é indispensável.
Para ver alguns modelos de Suportes Articulados para TVs, basta clicar nos produtos abaixo:
Suportes Fixos para TV
Suportes Inclináveis para TV
Índice
Conclusão
Neste artigo você pode ver que há muita discussão e indicações para se achar o melhor posicionamento de distância e altura da TV.
Se você é daquelas pessoas que só quer colocar a TV no lugar certo e não está querendo extrair detalhes e funcionalidades demasiadas, recomendamos o uso das tabelas de distância por tamanho de telas usando a regra de multiplicar por 1,5x a 2,5x o tamanho da TV. Você não vai errar!
Agora se você é daquelas que gosta dos detalhes e busca a melhor experiência ao extremo, recomendamos usar os parâmetros do “Preenchimento do Campo de Visão” e o se preocupar em analisar o “Ângulo de Visão”.
Para quem possui ou está comprando uma TV de resolução 4k, a nossa dica fica para posicioná-la com um ângulo de visão de 40 graus para você, seguindo a tabela da Sociedade de Cinema e Televisão dos EUA e assim extrair a melhor experiência de cinema em sua casa.
Índice
Fontes utilizadas como referências e citações:
- Qual a Distância e Altura ideal para instalação da TV?, by ELG
- Acuidade Visual, Difração, Ângulo de Visão, Campo de Visão, by Wikipedia
- Norma de referência para assistir TV, Sociedade de Cinema e Televisão dos EUA
- TV sizes and viewing distance, by Crutchfield's Steve Kindig
- TV Size to Distance Calculator and Science, by Cedric Demers, Mehdi Azzabi
- Calculating Optimum Distance from Sofa to TV, by JANEL LABAN
- Sitting too Close to Your TV? Why Distance Matters, by Kate Kliner
Índice
Deixe seu comentário
Se você ainda está com alguma dúvida ou quer deixar alguma dica, comente abaixo. Deixe uma mensagem!